Bicicleta para emagrecer e seus benefícios

Bicicleta é outro magnífico exercício físico a ser praticado por qualquer um que queira melhorar a saúde, ou mesmo emagrecer, se destacando em certos pontos, de vários outros esportes e atividades físicas. No artigo de hoje, decorreremos sobre a prática de bicicleta […]

Muitos se perguntam se bicicleta emagrece mesmo, se podemos usar a bicicleta para emagrecer, ou simplesmente querem saber quais são os benefícios da bicicleta (ciclismo). Então hoje, trago a vocês tudo que é você deve saber sobre bicicleta, então vamos parar de chit-chat e vamos ao que importa!

- Bicicleta para emagrecer -

O foco principal desse artigo é no uso de bicicleta no processo de emagrecimento de uma pessoa, no entanto, a prática dessa atividade física pode e deve ser colocada na rotina de qualquer um que pretende levar uma vida mais saúdavel, ou simplesmente fazer uma manutenção de peso!

O ciclismo tem algumas variações de como praticar, mudando de terreno para terreno, entre outros aspectos. No geral, estima-se que fazendo 30-60 minutos de bicicleta, você perderá de 300-500 calorias, claro que não estamos falando aqui de passeio de bicicleta, mas sim de uma atividade um pouco mais intensa, dependendo do seu condicionamento físico.

Ao fazer bicicleta para emagrecer, deve se ter em mente o mesmo que para os outros exercícios físicos. Fazer de 3-5 vezes por semana, no mínimo 30 minutos nos dias de treino, já que apenas a partir de 30 minutos de treino aeróbico é que se começa a perder peso. Aqui estamos falando de exercício aeróbico, que seria ótimo para qualquer um e ajudaria a perder peso, apesar de acabar ocorrendo perda de massa magra no meio do emagrecimento com ciclismo.

Para resolver esse problema, e apenas perder o que importa, a gordura em si, o melhor a ser feito é seguir uma dica já falada aqui no blog, e praticar hiit (não sabe o que é? leia tudo sobre clicando AQUI!) com ciclismo, é muito recomendado que leia o artigo para entender melhor sobre hiit, mas basicamente você deve saber que se trata de um treino como qualquer um outro, no entanto, anaeróbico, baseia-se em rotinas com períodos de treino altamente intensivo, intercalados de recuperações. São treinos que duram aproximadamente 25 minutos para serem completados do começo ao fim, e sem dúvidas, no final das contas, é a melhor opção a ser seguida para perder barriga (gordura, não massa magra).

- Benefícios da bicicleta -

Mas mais que emagrecer com bicicleta, podemos aproveitar esse exercício para diversas coisas, já que ele traz consigo muitos benefícios, entre eles:

- Aumento de condicionamento físico;

- Ganho de massa magra / fortalecimento de músculos: Praticando o ciclismo, com o tempo, diversos músculos de seu corpo, principalmente a parte inferior do corpo (pernas em geral), ficaram bem mais fortalecidos e bem formados.

- Melhora de auto-estima.

- Mais disposição.

- É ótimo para o coração e para saúde mental: Estudos provaram que bicicleta tem relação com a melhora na saúde mental da pessoa que pratica o exercício, assim como prevenção de doenças cardíacas e melhoramento nessa parte do corpo também!

- Melhora coordenação motora: Apesar de que andar de bicicleta não é tão difícil, os movimentos praticados quando andamos de bicicleta são diferentes do que fazemos normalmente, portanto, após um certo tempo praticando essa atividade, você irá desenvolver sua coordenação morota.

- Entre muitos outros benefícios que esse magnífico exercício pode proporcionar a qualquer um que praticá-lo frequentemente!

• Bicicleta ergometrica ou normal?

Pode ser que você esteja na dúvida, se estamos nos referindo no artigo a bicicletas de academia, ou as de rua, respondendo essa pergunta, tanto as bicicletas ergométricas, quanto as normais, farão o serviço de o auxiliar no emagrecimento.

Você pode querer dar preferência a academia caso não tenha nenhum lugar bom para andar de bicicleta na rua, já que as pausas necessárias na rua, por causa de faróis, pedestres e tráfico podem acabar atrapalhando seu exercício.

• Simplesmente fazendo bicicleta emagrecerei?

Apesar de muitos de vocês leitores, já estarem conscientizados quanto a isso, muitas pessoas podem pensar que o simples fato de fazer um exercício, já as fará emagrecer. E nesses casos, essas pessoas costumam não prestar atenção em sua dieta, e não estou me referindo simpelsmente a quantidade, mas principalmente a qualidade dos alimentos de sua dieta.

Enfim, o recado de sempre e que vale ser repetido, de nada será seu emagrecimento, se faltar uma peça nele. O que o realmente fará emagrecer será:

Força de vontade + Reeducação Alimentar (fazer substituições nos hábitos alimentares atuais por melhores e mais saúdaveis, como o caso dos carboidratos complexos e simples) + Exercícios Físicos (= sucesso!).

- Conclusão -

Por fim, espero que tenham tirado todas as dúvidas sobre ciclismo, e aprendido algo quanto a prática de ciclismo e como ela pode ajudar no seu emagrecimento e os benefícios que traz para sua saúde.

Sem dúvidas, você leitor, já fez um ótimo trabalho buscando informação sobre emagrecer, mas mais que isso, deve começar desde já a colocar tudo que já leu, e lê, em prática!

Caso esse artigo o tenha sido útil, ajude outras pessoas e o blog simultaneamente divulgando o conteúdo em suas redes sociais, usando os botões na esquerda.

E você, já tem usado bicicleta para emagrecer em sua dieta? Conte-nos nos comentários abaixo!

Se você gostou desse artigo, por favor considere deixar um comentário ou inscrever-se ao nosso Feed para receber nossos artigos novos.

Comments

  1. By Ideilson

    Responder

    • By Matheus

      Responder

  2. By Mateus

    Responder

    • By Matheus

      Responder

  3. By ines guimaraes

    Responder

    • By Matheus

      Responder

  4. By FELIX JUNIOR

    Responder

    • By Matheus

      Responder

  5. By antonia saade teles nacif

    Responder

    • By Matheus

      Responder

  6. By Mariana

    Responder

    • By Matheus

      Responder

  7. By Maria costa

    Responder

    • By Matheus

      Responder

  8. By Andre

    Responder

    • By Matheus

      Responder

  9. By luciano durante

    Responder

    • By Matheus

      Responder

  10. By renan

    Responder

    • By Matheus

      Responder

  11. By fernando friedrich

    Responder

    • By Matheus

      Responder

  12. By Matheus

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>