Dieta do cetônico – Emagreça rápido

Entre as tantas famosas dietas da moda, uma das que se destaca, ambos pela eficácia e popularidade é a Dieta do Cetônico.

Também popularizada como dieta do carboidrato ou dieta do Atkins (do precursor, Robert Atkins), a dieta do cetonico foi popularizada por famosos, assim como muita mídia super-estimando os poderes de uma dieta sem ou com carboidratos reduzidos. De qualquer maneira, a trata-se de uma dieta com suas vantagens e desvantagens que serão discutidas abaixo.

Antes de iniciar, vale tomar nota de que nenhuma dieta é milagrosa, todas possuem desvantagens como você verá aqui, e existem muitos outros perfis, modos e planos de dieta altamente funcionais, que não devem ser escolhidos pela sua eficácia dita, mas sim a partir do momento que uma dieta se enquadre em seu perfil, não o faça sofrer e que realmente produza resultados duradouros.

Tendo isso em vista, vamos descobrir um pouco mais a respeito desse tal Atkins e sua dieta.

COMO FUNCIONA A DIETA DO CETONICO

Para entender como funciona a dieta do cetonico (ausência de carboidratos), precisamos primeiro entender o que fazemos quando ingerimos carboidratos (para uma explicação mais abrangente leia: Carboidratos complexos e simples: O que você precisa saber).

Quando ingerimos carboidratos, eles são quebrados em glicose, e quando em nossa corrente sanguínea, a insulina entra em ação e leva essa glicose para os lugares apropriados (os nossos estoques de glicogênio), localizado no fígado e músculos, onde a glicose é armazenada como glicogênio. Esses estoques de glicogênio são usados como fonte principal de energia do nosso corpo.

cetonico-alimentos-pode (1)

Na, ao retirar quase que completamente o carboidrato da dieta, não teremos essa fonte primária de energia (glicogênio) e nosso corpo fará algo muito desejado e útil para os que desejam emagrecer: nessa ausência de glicogênio, a gordura será quebrada em ácidos graxos, que são transformados em corpos cetônicos (daqui o nome da dieta) e então, serão utilizados como fonte de energia. O nome desse processo também é conhecido como gliconeogênese. Assim se perde gordura seguindo a dieta dos carbs (abreviação para carboidratos). Para que os corpos cetonicos começarem a ser produzidos, a restrição de carbs precisa ser feita durante ao menos 48 horas.

Agora, embora seja uma realidade que a dieta do cetonico é eficiente (com suas limitações, claro) para perda de peso e pode lhe ajudar a queimar a gordura desejada, é verdade também que isso só será verdade enquanto for feito corretamente. Como veremos a seguir, há uma restrição de carboidratos durante a dieta, e gorduras e proteínas são os macronutrientes que predominarão. No entanto, não é simplesmente por isso que você irá comer todas as besteiras do mundo que não contenham carboidratos. É importante (como aponta o próprio Atkins) que você obtenha suas calorias de boas gorduras (e varie, não ficando apenas em um tipo, como omega-3), e boas proteínas (podendo, claro, variar alguns dias comendo todos os tipos de proteína – isso é, não precisa se limitar ao filé de frango como é tradicionalmente dito em outras dietas).

Nota-se também que você continuará ingerindo o tanto de calorias diárias que precisa, portanto, antes de iniciar a dieta, é importante que tenha esses cálculos em mãos. Eu explico em detalhes como calcular o que você precisa para fazer dieta aqui: Quanto de carboidrato, proteina e gordura preciso.
OBS: Você deverá enquadrar os cálculos do artigo à dieta do cetonico, isso é, a quantidade de proteína não ficará em 2.5g/kg (subirá), e a quantidade de gordura também subirá, enquanto o carboidrato deverá ficar entre 1-25 gramas.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA DIETA DO CARBOIDRATO

VANTAGENS

  • Proporciona um emagrecimento relativamente rápido: Como vimos acima, após apenas 48 horas (e nessas, você já irá perder peso de líquido retido e inchaço em geral), o emagrecimento já começa de maneira bastante efetiva e sistemática.
  • Há um sistema a ser seguido, e portanto, é uma plano de emagrecimento bastante prático
  • Junto a exercícios a dieta do cetônico emagrece ainda mais: Escolher uma atividade física que lhe agrade e combinar com a dieta pode dar uma ajuda gigantesca em sua dieta e acelerar o emagrecimento. Não pegue tão pesado nesses exercícios, pois a restrição de carboidratos leva a uma certa limitação de energia, e portanto, disposição em relação ao corpo.

DESVANTAGENS

  • Adaptação e metabolismo lento: A dieta do carboidrato e basicamente qualquer dieta low-carbs não devem ser seguidas por um longo período de tempo. Logo quando iniciamos a dieta nosso corpo começa a adaptar-se cada vez mais ao que mudamos em nossa alimentação, e nosso metabolismo tende a ficar cada vez mais lento. VOCE DEFINITIVAMENTE NÃO QUER ISSO! Portanto, esteja atento a isso e crie limites a não serem ultrapassados.
  • Para pessoas altamente ativas, atletas etc. não é uma boa: Como disse acima, a uma restrição de energia, nosso corpo não aguentará tanta resistência quanto se tem ingerindo carboidratos, sendo assim, não é uma dieta indicada a pessoas muito ativas como atletas, ou mesmo devido ao ambiente de trabalho.
  • Pode ou não encaixar-se na vida cotidiana das pessoas: Isso dependerá. A maioria dos pratos que comemos quando saimos para comer possuem carboidratos (assim como bebidas alcóolicas), sendo assim, pode ser difícil conciliar o social com a dieta. Mas há muitos “hacks” para evitar esse conflito, nos comentários abaixo temos diversas dicas boas (como comer só o recheio quando pedem pizza; fazer lanche protein-style, usando salada no lugar do pão etc.).
  • Mau hálito e urina com cheiro forte
  • Hormônios: testosterona ficará baixa e cortisol subirá a partir do momento em que se restringe os carboidratos, é importante então estar de olho nisso. Cortisol em níveis baixos, por exemplo, pode começar a matar seu músculo. E VOCE TAMBÉM NAO QUER ISSO.

DICAS

  • Ouça seu corpo: Ouvir seu corpo é bom para tudo e sempre. Se entender é saber o que funciona, o quanto do que funciona e como. Dê atenção a si próprio e só sairá ganhando com isso. Se seu corpo dizer pare, pare a dieta. Se adaptar-se bem, excelente!
  • Vitaminas: A dieta do cetonico restringe alimentos e portanto, vitaminas são perdidas. Esse é um ponto fundamental para ter sucesso com a dieta, tomar multivitamínicos será um ótimo passo a ser tomado na dieta. Se possível, consulte um médico.
  • Low-carb vegetables: Há um limite para não sair do estado cetonico de 30 gramas de carboidrato por dia, faça o bom uso de vegetais que não possuem muito carboidratos. Um erro comum nesta dieta é a retirada total de carboidratos, ou esquecer-se de alimentos que fornecem vitaminas que são muito importantes para nós.
  • Tenha controle sobre o que você come: Mantenha um diário de dieta, no fim do artigo deixarei alguns recursos para acompanhar a dieta. É bom que você faça isso para saber quanto está ingerindo de carbs diariamente (e não sair do limite, estragando a dieta). Assim como ter controle sobre a quantidade e qualidade de gorduras e proteínas que está ingerindo.
  • Jejum inicial: Iniciar a dieta com um jejum após a janta de um dia até a tarde do outro dia lhe ajudará a começar a produzir corpos cetonicos sem precisar esperar muito tempo. É uma boa dica para quem não tem problemas em enfrentar um jejum de aproximadas 16 horas.

O QUE COMER E O QUE NÃO COMER

dieta-do-cetonico-emagrece (1)

ALIMENTOS PERMITIDOS (EXEMPLOS)

  • Verduras e Legumes : Repolho, alface, tomate, couve-flor, pimenta, cebola, pepino, abobrinha, quiabo, nabo, rabanete, acelga, jiló, salsão, chicória, escarola, palmito, berinjela, azeitona, pimentão e salsa
  • Bebidas : café, chá de ervas, limonada (sem açúcar!!), coca zero, ÁGUA!
  • Outros : Creme de leite, bacon, ovos peixe e frutos do mar, frango, peito de peru, queijo, nata, nozes, carnes vermelhas.

A lista segue em frente, gorduras e proteínas. Tenha atenção a qualidade dos alimentos que irá comer.

ALIMENTOS PROIBIDOS (EXEMPLOS)

  • Cereais: Arroz, trigo, milho
  • Legumes: Feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim torrado
  • Frutas : Com + de 20% de carboidratos como: Banana, uva, figo, ameixa, caqui
  • Tubérculos: Batata-doce, batata, salsa, mandioca
  • Açúcares: sacarose (açúcar de cana ou beterraba), glicose (açúcar de uve), lactose (de leite), maltose (de malte), frutose ou levulose (de frutas)
  • Outros: leite, bolachas, farinha, mel, geléia, cerveja, apresuntado, cenoura, beterraba, maizena, macarrão, iogurte, pudim, achocolatados, salsiha, conservas, sagu, coxinha, tortas.

A lista é, como dos permitidos, longa demais para colocarmos aqui. Desnecessário. Com o uso de aplicativos como o MyFitnessPal e sites de receitas (links no fim do artigo) é possível criar cardápios ilimitados que se enquadram no perfil de qualquer dieta, inclusive da dieta do Atkins.

UTILIDADES PARA DIETA

MyFitnessPal -> Aplicativo web e para celulares com um banco de dados enorme para todo tipo de alimento. Excelente para manter rastro de sua dieta de forma fácil e sem ser escravo de dieta.

Blog Frango Com Batata Doce -> Blog com excelentes receitas para dietas low-carb, high-carb e muito mais. Sugiro para deixar a dieta deliciosa.

718 Responses

  1. Karen Kamila 5 anos ago
  2. Alice 5 anos ago
  3. fernanda 5 anos ago
  4. Kelly 5 anos ago
  5. cleidiane 5 anos ago
  6. fernanda 5 anos ago
  7. dhanyele 5 anos ago
  8. Valmeire 5 anos ago
  9. Grazi 5 anos ago
  10. Valmeire 5 anos ago
  11. fernanda 5 anos ago
  12. Daiana 5 anos ago
  13. Daiana 5 anos ago
  14. Patricia Pires 5 anos ago
  15. fer 5 anos ago
  16. Luna 5 anos ago
  17. daniela 5 anos ago
  18. Marcia 5 anos ago
  19. leticia 5 anos ago
  20. Davielle 5 anos ago
  21. paula roberta eckert 5 anos ago
  22. Fernanda Cássia 5 anos ago
  23. eloisa 5 anos ago
  24. paula roberta 5 anos ago
  25. eloisa 5 anos ago
  26. paula roberta 5 anos ago
  27. carol 5 anos ago
  28. carol 5 anos ago
  29. Priscila Gomes 5 anos ago
  30. Priscila Gomes 5 anos ago
  31. Marcia 5 anos ago
  32. Marcos 5 anos ago
  33. ana 5 anos ago
  34. Marcos 5 anos ago
  35. maylim 5 anos ago
  36. ana 5 anos ago
  37. Rosilda Meira 5 anos ago
  38. ana 5 anos ago
  39. sandra 5 anos ago
  40. mariza 5 anos ago
  41. mariza 5 anos ago
  42. Ana Paula 5 anos ago
  43. Andressa 5 anos ago
  44. Fernanda 5 anos ago
  45. Jacqueline 4 anos ago
  46. Beth 4 anos ago
  47. CRIS LEANDRO 4 anos ago
  48. claudia 4 anos ago
  49. Ines 4 anos ago
  50. Andréa 4 anos ago
  51. Teodora 4 anos ago
  52. Andréa 4 anos ago
  53. Nessa 4 anos ago
  54. nessa 4 anos ago
  55. alex 4 anos ago
  56. Annita 4 anos ago
  57. Elizabeth 4 anos ago
  58. nanny 4 anos ago
  59. Victoria 4 anos ago
  60. Marize 4 anos ago
  61. Rosane 4 anos ago
  62. Michelle 4 anos ago
  63. raquel 4 anos ago
  64. Natalia 4 anos ago
  65. Natalia 4 anos ago
  66. Natalia 4 anos ago
  67. marili 4 anos ago
  68. Kelly Silva 4 anos ago
  69. Marcia 4 anos ago
  70. Denize. 4 anos ago
  71. Patrizia 4 anos ago
  72. ELISABETE 4 anos ago
  73. ana 4 anos ago
  74. KEILA 4 anos ago
  75. luana 4 anos ago
  76. Kelly 4 anos ago
  77. KEILA 4 anos ago
  78. cristiane 4 anos ago
  79. filipa 4 anos ago
  80. Carlos Dias 4 anos ago
  81. cleyde 4 anos ago
  82. luannaahoo.com 4 anos ago
  83. Renata 4 anos ago
  84. Beatriz 4 anos ago
  85. Simone Braga 4 anos ago
  86. Marcia 4 anos ago
  87. Maria 4 anos ago
  88. liliane fazzio 4 anos ago
  89. liliane fazzio 4 anos ago
  90. luana 4 anos ago
  91. Adriana 4 anos ago
  92. Camila 4 anos ago
  93. Beatriz 4 anos ago
  94. luana 4 anos ago
  95. Beatriz 4 anos ago
  96. Beatriz 4 anos ago
  97. Vania 4 anos ago
  98. luana 4 anos ago
  99. Ana 4 anos ago
  100. ktrigo 4 anos ago
  101. edina 4 anos ago
  102. Jhenifer 4 anos ago
  103. Ana Carolina 4 anos ago
  104. Matheus 4 anos ago
  105. Andreia 4 anos ago
  106. Jhenifer 4 anos ago
  107. angela 4 anos ago
  108. Reginaldo 4 anos ago
  109. Jhenifer 4 anos ago
  110. Andre 4 anos ago
  111. CRISTINA 4 anos ago
  112. Juliana Fagundes 4 anos ago
  113. Janaina 4 anos ago
  114. Tiago Mnenezes 4 anos ago
  115. Juliana Fagundes 4 anos ago
  116. Paula 4 anos ago
  117. Janaina 4 anos ago
  118. Janaina 4 anos ago
  119. Josi 4 anos ago
  120. Precilla 4 anos ago
  121. Lu Oliveira 4 anos ago
  122. carlos 4 anos ago
  123. Paula 4 anos ago
  124. Priscila 4 anos ago
  125. Nicolle 4 anos ago
  126. Nicolle 4 anos ago
  127. Luiz 4 anos ago
  128. Nicolle 4 anos ago
  129. Graziele 4 anos ago
  130. Luciana 4 anos ago
  131. Luciana 4 anos ago
  132. Nicolle 4 anos ago
  133. Priscila 4 anos ago
  134. Josi 4 anos ago
  135. Graziele 4 anos ago
  136. Priscila 4 anos ago
  137. Josi 4 anos ago
  138. Mag 4 anos ago
  139. flavia 4 anos ago
  140. Priscila 4 anos ago
  141. Luciana 4 anos ago
  142. Patríicia Secrets 4 anos ago
  143. gisainn 4 anos ago
  144. Julio 4 anos ago
  145. Maria Luiza 4 anos ago
  146. Renata 4 anos ago
  147. Graziele 4 anos ago
  148. flavia 4 anos ago
  149. Priscila 4 anos ago
  150. wilson 4 anos ago
  151. Regina 4 anos ago
  152. cristiano 4 anos ago
  153. cristiano 4 anos ago
  154. lucas 4 anos ago
  155. Priscila 4 anos ago
  156. Ylda 4 anos ago
  157. Priscila 4 anos ago
  158. Luana miller 4 anos ago
  159. cristiano 4 anos ago
  160. Amanda Barone 4 anos ago
  161. cristiano 4 anos ago
  162. Ylda 4 anos ago
  163. Ylda 4 anos ago
  164. Priscila 4 anos ago
  165. cir 4 anos ago
  166. cristiano 4 anos ago
  167. Juliana 4 anos ago
  168. Karoline 4 anos ago
  169. Matheus 4 anos ago
  170. Jeniffer 4 anos ago
  171. Maria 4 anos ago
  172. carla 4 anos ago
  173. carla 4 anos ago
  174. aline 4 anos ago
  175. Gleina 4 anos ago
  176. Ivone 4 anos ago
  177. Priscila 4 anos ago
  178. lais 4 anos ago
  179. Ivone 4 anos ago
  180. lucia 4 anos ago
  181. claudia 4 anos ago
  182. Neusa 4 anos ago
  183. Edna 4 anos ago
  184. Edna 4 anos ago
  185. angelica 4 anos ago
  186. gustavo 4 anos ago
  187. gustavokh 4 anos ago
  188. kel 4 anos ago
  189. Clarice 4 anos ago
  190. Clarice 4 anos ago
  191. luiz 4 anos ago
  192. Noeli 4 anos ago
  193. cristiane 4 anos ago
  194. kellynha 4 anos ago
  195. kellynha 4 anos ago
  196. Camila 4 anos ago
  197. Luciana Giangrossi 4 anos ago
  198. Eliane 4 anos ago
  199. silvio 4 anos ago
  200. silvio 4 anos ago
  201. Jaqueline 4 anos ago
  202. Dora 4 anos ago
  203. juliana 4 anos ago
  204. Edineide cerqueira 4 anos ago
  205. olga 4 anos ago
  206. Anne 4 anos ago
  207. Desi 4 anos ago
  208. Sara 4 anos ago
  209. Sara 4 anos ago
  210. Sara 4 anos ago
  211. Anne 4 anos ago
  212. vanesa 4 anos ago
  213. Sara 4 anos ago
  214. Sara 4 anos ago
  215. Sara 4 anos ago
  216. Sara 4 anos ago
  217. Priscila 4 anos ago
  218. Mônica 4 anos ago
  219. joice 4 anos ago
  220. Patricia bitten 4 anos ago
  221. Silvia 4 anos ago
  222. Amanda 4 anos ago
  223. poly 4 anos ago
  224. Patricia Bitten 4 anos ago
  225. Acácia 4 anos ago
  226. Acácia 4 anos ago
  227. Ana Maria 4 anos ago
  228. Carol 4 anos ago
  229. Matheus 4 anos ago
  230. Ricardo 4 anos ago
  231. Fabiana 4 anos ago
  232. jennifer 4 anos ago
  233. Danielle 4 anos ago
  234. Juliana 4 anos ago
  235. Arlene Góis 4 anos ago
  236. cristhy 4 anos ago
  237. Priscila Pires 4 anos ago
  238. eduardo 4 anos ago
  239. Natália 4 anos ago
  240. cristhy 4 anos ago
  241. liliane fazzio 4 anos ago
  242. Priscila Pires 4 anos ago
  243. marcelo 4 anos ago
  244. marcelo 4 anos ago
  245. Priscila Pires 4 anos ago
  246. Thais Fatima 4 anos ago
  247. Gláucia 4 anos ago
  248. Elaine 4 anos ago
  249. marcelo 4 anos ago
  250. hellen 3 anos ago
  251. samara 3 anos ago
  252. Geyse 3 anos ago
  253. sallete 3 anos ago
  254. Fabiana 3 anos ago
  255. Alaíris 3 anos ago
  256. Michele 3 anos ago
  257. Diana 3 anos ago
  258. Márcia 3 anos ago
  259. Adriana 3 anos ago
  260. Cyana 3 anos ago
  261. Patyaguiar 3 anos ago
  262. Regiani da Silva 3 anos ago
  263. Nina 3 anos ago
  264. aline santos 3 anos ago
  265. aline santos 3 anos ago
  266. ELISABETE SILVA 3 anos ago
  267. ELISABETE SILVA 3 anos ago
  268. ELISABETE SILVA 3 anos ago
  269. elisara dos santos 3 anos ago
  270. fatima godoy 3 anos ago
  271. AndressaDos 3 anos ago
  272. Priscila Pires 3 anos ago
  273. Roberto Mathias 3 anos ago
  274. Laisse 3 anos ago
  275. Roberta 3 anos ago
  276. Crystal 3 anos ago
  277. Franz 3 anos ago
  278. fatima 3 anos ago
  279. drica 3 anos ago
  280. Priscila Pires 3 anos ago
  281. Yara 3 anos ago
  282. Anitta 3 anos ago
  283. Irina Mantovani 2 anos ago
  284. Priscila Pires 2 anos ago
  285. carla 2 anos ago
  286. Adriana 2 anos ago
  287. Kenya orlandi 2 anos ago
  288. edinalva 2 anos ago
  289. Cristiano 2 anos ago
  290. golinha 2 anos ago
  291. Eli 2 anos ago
  292. Gláucia 2 anos ago
  293. Gláucia 2 anos ago
  294. Gláucia 2 anos ago
  295. andreia 2 anos ago
  296. karla 2 anos ago
  297. hana 2 anos ago
  298. adriane 2 anos ago
  299. ligia mara 2 anos ago
  300. kesia 1 ano ago
  301. Raquel 1 ano ago
  302. Luciana 1 ano ago
  303. Daiene 1 ano ago
  304. Franciele 1 ano ago
  305. dulcineia 1 ano ago
  306. rosiana 1 ano ago
  307. Lilian 1 ano ago
  308. samantha 1 ano ago
  309. barbara 1 ano ago
  310. Kessia 12 meses ago
  311. cillene 12 meses ago
  312. Flavia 12 meses ago
  313. edicleia 11 meses ago
  314. edicleia 11 meses ago
  315. raphaeldanilo10 10 meses ago
  316. Jéssica 10 meses ago
  317. Adriana 10 meses ago
  318. Hellen 8 meses ago
  319. Luana 8 meses ago
  320. Akiam-le 8 meses ago
  321. Eline Sousa 3 meses ago
  322. carina 3 meses ago
  323. Isabel 3 meses ago

Add Comment