Dieta do cetônico – Emagreça rápido

Entre as tantas famosas dietas da moda, uma das que se destaca, ambos pela eficácia e popularidade é a Dieta do Cetônico.

Também popularizada como dieta do carboidrato ou dieta do Atkins (do precursor, Robert Atkins), a dieta do cetonico foi popularizada por famosos, assim como muita mídia super-estimando os poderes de uma dieta sem ou com carboidratos reduzidos. De qualquer maneira, a trata-se de uma dieta com suas vantagens e desvantagens que serão discutidas abaixo.

Antes de iniciar, vale tomar nota de que nenhuma dieta é milagrosa, todas possuem desvantagens como você verá aqui, e existem muitos outros perfis, modos e planos de dieta altamente funcionais, que não devem ser escolhidos pela sua eficácia dita, mas sim a partir do momento que uma dieta se enquadre em seu perfil, não o faça sofrer e que realmente produza resultados duradouros.

Tendo isso em vista, vamos descobrir um pouco mais a respeito desse tal Atkins e sua dieta.

COMO FUNCIONA A DIETA DO CETONICO

Para entender como funciona a dieta do cetonico (ausência de carboidratos), precisamos primeiro entender o que fazemos quando ingerimos carboidratos (para uma explicação mais abrangente leia: Carboidratos complexos e simples: O que você precisa saber).

Quando ingerimos carboidratos, eles são quebrados em glicose, e quando em nossa corrente sanguínea, a insulina entra em ação e leva essa glicose para os lugares apropriados (os nossos estoques de glicogênio), localizado no fígado e músculos, onde a glicose é armazenada como glicogênio. Esses estoques de glicogênio são usados como fonte principal de energia do nosso corpo.

cetonico-alimentos-pode (1)

Na, ao retirar quase que completamente o carboidrato da dieta, não teremos essa fonte primária de energia (glicogênio) e nosso corpo fará algo muito desejado e útil para os que desejam emagrecer: nessa ausência de glicogênio, a gordura será quebrada em ácidos graxos, que são transformados em corpos cetônicos (daqui o nome da dieta) e então, serão utilizados como fonte de energia. O nome desse processo também é conhecido como gliconeogênese. Assim se perde gordura seguindo a dieta dos carbs (abreviação para carboidratos). Para que os corpos cetonicos começarem a ser produzidos, a restrição de carbs precisa ser feita durante ao menos 48 horas.

Agora, embora seja uma realidade que a dieta do cetonico é eficiente (com suas limitações, claro) para perda de peso e pode lhe ajudar a queimar a gordura desejada, é verdade também que isso só será verdade enquanto for feito corretamente. Como veremos a seguir, há uma restrição de carboidratos durante a dieta, e gorduras e proteínas são os macronutrientes que predominarão. No entanto, não é simplesmente por isso que você irá comer todas as besteiras do mundo que não contenham carboidratos. É importante (como aponta o próprio Atkins) que você obtenha suas calorias de boas gorduras (e varie, não ficando apenas em um tipo, como omega-3), e boas proteínas (podendo, claro, variar alguns dias comendo todos os tipos de proteína – isso é, não precisa se limitar ao filé de frango como é tradicionalmente dito em outras dietas).

Nota-se também que você continuará ingerindo o tanto de calorias diárias que precisa, portanto, antes de iniciar a dieta, é importante que tenha esses cálculos em mãos. Eu explico em detalhes como calcular o que você precisa para fazer dieta aqui: Quanto de carboidrato, proteina e gordura preciso.
OBS: Você deverá enquadrar os cálculos do artigo à dieta do cetonico, isso é, a quantidade de proteína não ficará em 2.5g/kg (subirá), e a quantidade de gordura também subirá, enquanto o carboidrato deverá ficar entre 1-25 gramas.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA DIETA DO CARBOIDRATO

VANTAGENS

  • Proporciona um emagrecimento relativamente rápido: Como vimos acima, após apenas 48 horas (e nessas, você já irá perder peso de líquido retido e inchaço em geral), o emagrecimento já começa de maneira bastante efetiva e sistemática.
  • Há um sistema a ser seguido, e portanto, é uma plano de emagrecimento bastante prático
  • Junto a exercícios a dieta do cetônico emagrece ainda mais: Escolher uma atividade física que lhe agrade e combinar com a dieta pode dar uma ajuda gigantesca em sua dieta e acelerar o emagrecimento. Não pegue tão pesado nesses exercícios, pois a restrição de carboidratos leva a uma certa limitação de energia, e portanto, disposição em relação ao corpo.

DESVANTAGENS

  • Adaptação e metabolismo lento: A dieta do carboidrato e basicamente qualquer dieta low-carbs não devem ser seguidas por um longo período de tempo. Logo quando iniciamos a dieta nosso corpo começa a adaptar-se cada vez mais ao que mudamos em nossa alimentação, e nosso metabolismo tende a ficar cada vez mais lento. VOCE DEFINITIVAMENTE NÃO QUER ISSO! Portanto, esteja atento a isso e crie limites a não serem ultrapassados.
  • Para pessoas altamente ativas, atletas etc. não é uma boa: Como disse acima, a uma restrição de energia, nosso corpo não aguentará tanta resistência quanto se tem ingerindo carboidratos, sendo assim, não é uma dieta indicada a pessoas muito ativas como atletas, ou mesmo devido ao ambiente de trabalho.
  • Pode ou não encaixar-se na vida cotidiana das pessoas: Isso dependerá. A maioria dos pratos que comemos quando saimos para comer possuem carboidratos (assim como bebidas alcóolicas), sendo assim, pode ser difícil conciliar o social com a dieta. Mas há muitos “hacks” para evitar esse conflito, nos comentários abaixo temos diversas dicas boas (como comer só o recheio quando pedem pizza; fazer lanche protein-style, usando salada no lugar do pão etc.).
  • Mau hálito e urina com cheiro forte
  • Hormônios: testosterona ficará baixa e cortisol subirá a partir do momento em que se restringe os carboidratos, é importante então estar de olho nisso. Cortisol em níveis baixos, por exemplo, pode começar a matar seu músculo. E VOCE TAMBÉM NAO QUER ISSO.

DICAS

  • Ouça seu corpo: Ouvir seu corpo é bom para tudo e sempre. Se entender é saber o que funciona, o quanto do que funciona e como. Dê atenção a si próprio e só sairá ganhando com isso. Se seu corpo dizer pare, pare a dieta. Se adaptar-se bem, excelente!
  • Vitaminas: A dieta do cetonico restringe alimentos e portanto, vitaminas são perdidas. Esse é um ponto fundamental para ter sucesso com a dieta, tomar multivitamínicos será um ótimo passo a ser tomado na dieta. Se possível, consulte um médico.
  • Low-carb vegetables: Há um limite para não sair do estado cetonico de 30 gramas de carboidrato por dia, faça o bom uso de vegetais que não possuem muito carboidratos. Um erro comum nesta dieta é a retirada total de carboidratos, ou esquecer-se de alimentos que fornecem vitaminas que são muito importantes para nós.
  • Tenha controle sobre o que você come: Mantenha um diário de dieta, no fim do artigo deixarei alguns recursos para acompanhar a dieta. É bom que você faça isso para saber quanto está ingerindo de carbs diariamente (e não sair do limite, estragando a dieta). Assim como ter controle sobre a quantidade e qualidade de gorduras e proteínas que está ingerindo.
  • Jejum inicial: Iniciar a dieta com um jejum após a janta de um dia até a tarde do outro dia lhe ajudará a começar a produzir corpos cetonicos sem precisar esperar muito tempo. É uma boa dica para quem não tem problemas em enfrentar um jejum de aproximadas 16 horas.

O QUE COMER E O QUE NÃO COMER

dieta-do-cetonico-emagrece (1)

ALIMENTOS PERMITIDOS (EXEMPLOS)

  • Verduras e Legumes : Repolho, alface, tomate, couve-flor, pimenta, cebola, pepino, abobrinha, quiabo, nabo, rabanete, acelga, jiló, salsão, chicória, escarola, palmito, berinjela, azeitona, pimentão e salsa
  • Bebidas : café, chá de ervas, limonada (sem açúcar!!), coca zero, ÁGUA!
  • Outros : Creme de leite, bacon, ovos peixe e frutos do mar, frango, peito de peru, queijo, nata, nozes, carnes vermelhas.

A lista segue em frente, gorduras e proteínas. Tenha atenção a qualidade dos alimentos que irá comer.

ALIMENTOS PROIBIDOS (EXEMPLOS)

  • Cereais: Arroz, trigo, milho
  • Legumes: Feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim torrado
  • Frutas : Com + de 20% de carboidratos como: Banana, uva, figo, ameixa, caqui
  • Tubérculos: Batata-doce, batata, salsa, mandioca
  • Açúcares: sacarose (açúcar de cana ou beterraba), glicose (açúcar de uve), lactose (de leite), maltose (de malte), frutose ou levulose (de frutas)
  • Outros: leite, bolachas, farinha, mel, geléia, cerveja, apresuntado, cenoura, beterraba, maizena, macarrão, iogurte, pudim, achocolatados, salsiha, conservas, sagu, coxinha, tortas.

A lista é, como dos permitidos, longa demais para colocarmos aqui. Desnecessário. Com o uso de aplicativos como o MyFitnessPal e sites de receitas (links no fim do artigo) é possível criar cardápios ilimitados que se enquadram no perfil de qualquer dieta, inclusive da dieta do Atkins.

UTILIDADES PARA DIETA

MyFitnessPal -> Aplicativo web e para celulares com um banco de dados enorme para todo tipo de alimento. Excelente para manter rastro de sua dieta de forma fácil e sem ser escravo de dieta.

Blog Frango Com Batata Doce -> Blog com excelentes receitas para dietas low-carb, high-carb e muito mais. Sugiro para deixar a dieta deliciosa.

718 Responses

  1. Karen Kamila 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
    • Lucélia_DF 4 anos ago
      • Matheus 4 anos ago
  2. Alice 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  3. fernanda 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
      • fernanda 5 anos ago
        • mtssmartins 5 anos ago
  4. Kelly 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  5. cleidiane 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
      • samara 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  6. fernanda 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  7. dhanyele 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  8. Valmeire 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  9. Grazi 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
    • Alessandra 4 anos ago
      • Matheus 4 anos ago
        • Mariana 4 anos ago
          • Matheus 4 anos ago
  10. Valmeire 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  11. fernanda 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  12. Daiana 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
      • Daiana 5 anos ago
        • mtssmartins 5 anos ago
  13. Daiana 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  14. Patricia Pires 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  15. fer 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
      • fer 5 anos ago
        • mtssmartins 5 anos ago
    • Glaucia 4 anos ago
      • Matheus 4 anos ago
  16. Luna 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  17. daniela 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  18. Marcia 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  19. leticia 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  20. Davielle 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  21. paula roberta eckert 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  22. Fernanda Cássia 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  23. eloisa 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  24. paula roberta 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  25. eloisa 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  26. paula roberta 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  27. carol 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  28. carol 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  29. Priscila Gomes 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  30. Priscila Gomes 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  31. Marcia 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  32. Marcos 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  33. ana 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  34. Marcos 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  35. maylim 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  36. ana 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  37. Rosilda Meira 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  38. ana 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  39. sandra 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  40. mariza 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  41. mariza 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  42. Ana Paula 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  43. Andressa 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  44. Fernanda 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
    • Kellynha 5 anos ago
      • mtssmartins 5 anos ago
  45. Jacqueline 5 anos ago
    • mtssmartins 5 anos ago
  46. Beth 4 anos ago
    • mtssmartins 4 anos ago
  47. CRIS LEANDRO 4 anos ago
    • mtssmartins 4 anos ago
  48. claudia 4 anos ago
    • mtssmartins 4 anos ago
  49. Ines 4 anos ago
    • mtssmartins 4 anos ago
  50. Andréa 4 anos ago
    • mtssmartins 4 anos ago
  51. Teodora 4 anos ago
    • mtssmartins 4 anos ago
  52. Andréa 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  53. Nessa 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  54. nessa 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Nessa 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  55. alex 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  56. Annita 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  57. Elizabeth 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  58. nanny 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  59. Victoria 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  60. Marize 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  61. Rosane 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  62. Michelle 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  63. raquel 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  64. Natalia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  65. Natalia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  66. Natalia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  67. marili 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  68. Kelly Silva 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  69. Marcia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  70. Denize. 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  71. Patrizia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  72. ELISABETE 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  73. ana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  74. KEILA 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  75. luana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  76. Kelly 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  77. KEILA 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  78. cristiane 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  79. filipa 4 anos ago
  80. Carlos Dias 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  81. cleyde 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  82. luannaahoo.com 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
    • Renata 4 anos ago
      • Matheus 4 anos ago
  83. Renata 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  84. Beatriz 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  85. Simone Braga 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
    • Vania 4 anos ago
      • Matheus 4 anos ago
  86. Marcia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  87. Maria 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  88. liliane fazzio 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  89. liliane fazzio 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  90. luana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  91. Adriana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  92. Camila 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  93. Beatriz 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Beatriz 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  94. luana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  95. Beatriz 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  96. Beatriz 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Beatriz 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  97. Vania 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Vania 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  98. luana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  99. Ana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  100. ktrigo 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
    • Jhenifer 4 anos ago
  101. edina 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  102. Jhenifer 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Jhenifer 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  103. Ana Carolina 4 anos ago
  104. Matheus 4 anos ago
  105. Andreia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  106. Jhenifer 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  107. angela 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  108. Reginaldo 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  109. Jhenifer 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  110. Andre 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  111. CRISTINA 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  112. Juliana Fagundes 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  113. Janaina 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  114. Tiago Mnenezes 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  115. Juliana Fagundes 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  116. Paula 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  117. Janaina 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  118. Janaina 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  119. Josi 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  120. Precilla 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  121. Lu Oliveira 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  122. carlos 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  123. Paula 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  124. Priscila 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Priscila 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
          • Priscila 4 anos ago
          • Matheus 4 anos ago
  125. Nicolle 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  126. Nicolle 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  127. Luiz 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
    • Josi 4 anos ago
  128. Nicolle 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Nicolle 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  129. Graziele 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  130. Luciana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  131. Luciana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Luciana 4 anos ago
  132. Nicolle 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  133. Priscila 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  134. Josi 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  135. Graziele 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  136. Priscila 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  137. Josi 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  138. Mag 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  139. flavia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  140. Priscila 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Priscila 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  141. Luciana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  142. Patríicia Secrets 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  143. gisainn 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Gisainn 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  144. Julio 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  145. Maria Luiza 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  146. Renata 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  147. Graziele 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Graziele 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  148. flavia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  149. Priscila 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  150. wilson 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  151. Regina 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  152. cristiano 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  153. cristiano 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  154. lucas 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  155. Priscila 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  156. Ylda 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  157. Priscila 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  158. Luana miller 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  159. cristiano 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  160. Amanda Barone 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  161. cristiano 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  162. Ylda 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  163. Ylda 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  164. Priscila 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  165. cir 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
    • Priscila 4 anos ago
      • Matheus 4 anos ago
  166. cristiano 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  167. Juliana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  168. Karoline 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  169. Matheus 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  170. Jeniffer 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  171. Maria 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  172. carla 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  173. carla 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  174. aline 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  175. Gleina 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  176. Ivone 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  177. Priscila 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Priscila 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  178. lais 4 anos ago
  179. Ivone 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  180. lucia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  181. claudia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  182. Neusa 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  183. Edna 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  184. Edna 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  185. angelica 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  186. gustavo 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  187. gustavokh 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  188. kel 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  189. Clarice 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  190. Clarice 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  191. luiz 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  192. Noeli 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  193. cristiane 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  194. kellynha 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  195. kellynha 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  196. Camila 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  197. Luciana Giangrossi 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  198. Eliane 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  199. silvio 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  200. silvio 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  201. Jaqueline 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  202. Dora 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  203. juliana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • juliana 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  204. Edineide cerqueira 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  205. olga 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  206. Anne 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  207. Desi 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  208. Sara 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  209. Sara 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  210. Sara 4 anos ago
  211. Anne 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  212. vanesa 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • vanesa 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  213. Sara 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  214. Sara 4 anos ago
  215. Sara 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  216. Sara 4 anos ago
  217. Priscila 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Priscila 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
          • Priscila 4 anos ago
          • Matheus 4 anos ago
          • Priscila 4 anos ago
          • Matheus 4 anos ago
          • Priscila 4 anos ago
          • Matheus 4 anos ago
          • Priscila 4 anos ago
          • Matheus 4 anos ago
  218. Mônica 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  219. joice 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  220. Patricia bitten 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  221. Silvia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Silvia 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
  222. Amanda 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  223. poly 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  224. Patricia Bitten 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  225. Acácia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  226. Acácia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  227. Ana Maria 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  228. Carol 4 anos ago
  229. Matheus 4 anos ago
    • Carol 4 anos ago
      • Matheus 4 anos ago
  230. Ricardo 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  231. Fabiana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  232. jennifer 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  233. Danielle 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  234. Juliana 4 anos ago
    • Juliana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  235. Arlene Góis 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  236. cristhy 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  237. Priscila Pires 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  238. eduardo 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  239. Natália 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  240. cristhy 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  241. liliane fazzio 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  242. Priscila Pires 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  243. marcelo 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  244. marcelo 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  245. Priscila Pires 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  246. Thais Fatima 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  247. Gláucia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  248. Elaine 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • Elaine 4 anos ago
        • Matheus 4 anos ago
          • Elaine 4 anos ago
          • Matheus 4 anos ago
          • Elaine 4 anos ago
          • Matheus 4 anos ago
  249. marcelo 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  250. hellen 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  251. samara 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  252. Geyse 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  253. sallete 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  254. Fabiana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  255. Alaíris 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  256. Michele 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  257. Diana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  258. Márcia 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  259. Adriana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  260. Cyana 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  261. Patyaguiar 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  262. Regiani da Silva 4 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  263. Nina 4 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  264. aline santos 4 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  265. aline santos 4 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  266. ELISABETE SILVA 4 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  267. ELISABETE SILVA 4 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  268. ELISABETE SILVA 4 anos ago
  269. elisara dos santos 4 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  270. fatima godoy 4 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  271. AndressaDos 4 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  272. Priscila Pires 4 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  273. Roberto Mathias 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  274. Laisse 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  275. Roberta 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  276. Crystal 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  277. Franz 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  278. fatima 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  279. drica 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  280. Priscila Pires 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  281. Yara 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  282. Anitta 3 anos ago
  283. Irina Mantovani 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  284. Priscila Pires 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  285. carla 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  286. Adriana 2 anos ago
    • Matheus 2 anos ago
  287. Kenya orlandi 2 anos ago
    • Matheus 2 anos ago
  288. edinalva 2 anos ago
  289. Cristiano 2 anos ago
    • Matheus 2 anos ago
  290. golinha 2 anos ago
    • Matheus 2 anos ago
  291. Eli 2 anos ago
    • Matheus 2 anos ago
  292. Gláucia 2 anos ago
    • Matheus 2 anos ago
  293. Gláucia 2 anos ago
    • Matheus 2 anos ago
      • Gláucia 2 anos ago
        • Matheus 2 anos ago
          • Gláucia 2 anos ago
          • Matheus 2 anos ago
  294. Gláucia 2 anos ago
    • Matheus 2 anos ago
  295. andreia 2 anos ago
    • Matheus 1 ano ago
  296. karla 2 anos ago
    • Matheus 1 ano ago
  297. hana 2 anos ago
    • Matheus 1 ano ago
  298. adriane 2 anos ago
    • Matheus 1 ano ago
  299. ligia mara 2 anos ago
    • Matheus 1 ano ago
  300. kesia 2 anos ago
    • Matheus 1 ano ago
  301. Raquel 2 anos ago
    • Matheus 1 ano ago
  302. Luciana 2 anos ago
    • Matheus 1 ano ago
  303. Daiene 2 anos ago
    • Matheus 1 ano ago
  304. Franciele 2 anos ago
    • Matheus 1 ano ago
  305. dulcineia 2 anos ago
    • Matheus 1 ano ago
  306. rosiana 1 ano ago
    • Matheus 1 ano ago
  307. Lilian 1 ano ago