HIIT – O melhor exercício para emagrecer!

Após algum tempo sem falar sobre exercícios para emagrecer aqui no blog, volto novamente com a melhor das dicas para se perder gordura exercitando-se, e essa dica é HIIT. No artigo falaremos sobre o que é hiit, como fazer hiit treino e muito mais […]

– O que é HIIT ? O Melhor exercicio para emagrecer! –

HIIT são siglas para Highly Intensive Interval Training, em português, Treinos Altamente Intensos em Intervalos. O nome em si, já diz sobre o que se trata a prática. Basicamente, o hiit são pequenos intervalos de exercício físico anaeróbico e intenso, intercalados com treino moderado para recuperação.

É considerado por muitos o melhor exercicio para emagrecer, e por emagrecer eu quero dizer, perder gordura, não ocorrendo perda de massa magra, como acontece nos treinos aeróbicos comuns, em geral HIIT traz diversos benefícios e vantagens sobre outros exercícios, incluindo, melhora de sáude para quem o pratica.

– HIIT Como fazer –

Agora que já sabemos do que se trata o melhor exercício para emagrecer, vamos falar sobre Hiit treino:

Existem diversos treinos para se praticar hiit, todos eles duram entre 15-30 minutos, sendo mais comum sessões de 20 minutos.

Em todos as rotinas de hiit, é recomendado que se faça um aquecimento de 5 minutos antes de começar, e após finalizar, um desaquecimento, também de 5 minutos.

Uma grande vantagem do HIIT, é que além dele ser melhor que o exercício aeróbico quando se trata de emagrecer, ele também é um exercício que pode ser praticado em um curto tempo, diferente dos exercícios normais, que duram muito mais tempo, os exercícios aeróbicos por exemplo, apenas após 30 minutos de treino que se começa a realmente perder gordura (e massa magra).

É importante lembrar também, que durante o treino de hiit, quando se faz a parte do treino intenso, você deverá utilizar o mais perto possível de sua capacidade máxima, a ponto de não conseguir falar durante esses intervalos intensos.

Enfim, entre as diversas rotinas, a melhor e mais indicada de hiit é a seguinte:

– Intervalo de 30 segundos de treino intenso.

– Recuperação de 90-120 segundos (faça apenas até se recuperar, não mais!).

De acordo com seu condicionamento físico, repita o ciclo de 6 a 10 vezes. Fazendo o aquecimento e desaquecimento de, no total, 10 minutos, citado acima, e repetindo o ciclo 6 vezes, teremos um treino com duração total de apenas 22 minutos. Durante esse curto período teremos:

– Metabolismo acelerado.
– Queima de gordura (inclui perder barriga).
– Se sua meta for hipertrofia, junto com uma alimentação adequada, o treino de hiit poderá ajudar bastante no ganho de massa muscular.
– Continuará queimando gordura mesmo depois de acabar seu treino.

A rotina sugerida acima é bem funcional e benéfica, no entanto, após um tempo de pratica de hiit, ela poderá não ser mais um desafio para você, nesse caso, você poderá fazer alterações em seu treino de hiit. Dois exemplos de continuidade para aquela rotina é:

– Intervalo de 45 segundos de treino intenso.

– Recuperação de 90-120 segundos.

ou

– Intervalo de 30 segundos de treino intenso.

– Recuperação de 60-90 segundos.

Se quiser aumentar o desafio e sentir-se preparado, poderá alterar tanto o valor do tempo no treino intenso (como no primeiro exemplo), como o tempo da recuperação (como no segundo exemplo), deixando 45 segundos de treino intenso, e 60-0 segundos de recuperação.

– Tenho que praticar a corrida para fazer hiit? –

Essa é uma ótima pergunta! Muitos podem pensar que hiit é apenas para corrida, muito pelo contrário, hiit pode ser aplicado em praticamente qualquer tipo de exercício que você praticar, por exemplo: pular corda, fazer bicicleta, natação, dança, até mesmo esportes como basquete e futebol, se aplicado corretamente.

• Com que frequência devo praticar hiit? –

Outro ótimo ponto a ser comentado. HIIT é um exercício realmente intenso, por isso, deve ser praticado de 3 a 4 vezes por semana, nunca mais que isso. O exagero pode causar danos, sem contar o risco de overtraining. Para pessoas que querem treinar todos os dias da semana, o indicado é que alterne dias entre hiit e alguma outra prática mais leve, como caminhadas normais.

– Conclusão –

Sem dúvidas hiit funciona mesmo, caso vocês ainda estejam se perguntando, e a única coisa que acontecerá com quem praticar esse exercício, será muitos benefícios.

É importante lembrar que hiit não é bom somente para quem deseja emagrecer, mas também para quem quer ganhar massa magra, manter-se em forma, enfim, praticamente para todos! Lembre-se também que de nada será o treino de hiit sem uma alimentação adequada para sua situação, por isso recomendo após a leitura desse artigo, a leitura dos seguintes artigos:

• Carboidratos complexos e simples

• Tudo que você precisa saber sobre alimentação saúdavel

• Reeducação Alimentar

Boa sorte, aguardo seus comentários abaixo!

Matheus

36 Responses

  1. Kira 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  2. karine 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  3. Lauren Gomes 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  4. Adriana Xavier 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  5. Leão de Marte 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  6. PEDRO 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
      • PEDRO 4 anos ago
  7. Matheus 4 anos ago
  8. Eder Seleguim 4 anos ago
    • Matheus 4 anos ago
  9. bia 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  10. Bia 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  11. Jula 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  12. Cleide 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  13. Jéssica 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  14. Jéssica 3 anos ago
    • Matheus 3 anos ago
  15. Beatriz 2 anos ago
    • Matheus 2 anos ago
  16. Inês 2 anos ago
    • Matheus 1 ano ago
  17. Daniela 2 anos ago
    • Matheus 1 ano ago
  18. Viviane 10 meses ago
    • Matheus 8 meses ago

Add Comment