Não dormir bem engorda?!

O mundo não para. Com 24 horas em um dia só, parece que não há tempo para fazermos as coisas que desejamos, sendo assim, fica-se mais acordado que nunca, e dorme-se menos que jamais! Enquanto vemos médicos e outros profissionais da saúde recomendarem um sono melhor, apenas tomamos nota disso mas não fazemos mudanças favoráveis em nossa rotina, o que leva às poucas horas de sono que é o normal para quase todo mundo.

E com poucas horas de sono, não me arriscarei a dizer 5 horas (e dizer, do outro lado, que o ideal é 8). Trata-se de um assunto subjetivo demais para ser generalizado como vemos por ai. Há pessoas que dormem pouco e é suficiente, há aqueles que precisam de muitas horas de sono, e assim sendo, sobram as pessoas que ficam no meio-termo (a maioria), dormindo uma média de 6-8 horas de sono, sendo suficiente.

Mas, então, não dormir bem engorda?

Sim. Dormir mal causa muitos malefícios para a saúde mental e física de qualquer pessoa (assim como causam todos os maus hábitos).

Diversas pesquisas vem sendo feitas no assunto de dormir, e obesidade (ou, engordar). Como visto em estudos (link no fim do artigo), quando você não dorme o suficiente, os níveis de dois hormônios que checam e controlam sistemas que regulam nosso apetite e saciedade. São eles: leptina e grelina. leptina abaixam, enquanto os de grelina sobe. Grelina age estimulando o apetite (é produzido no trato gastrointestinal), enquanto leptina (produzida em células de gordura) enviam sinais ao nosso cérebro quando estamos saciados. Quando temos não temos um sono de qualiadade, pesquisas feitas nos EUA mostraram que os níveis de leptina abaixam, enquanto os de grelina sobe.

Sabendo isso, fica fácil entender que ao abaixar os níveis de leptina, não nos sentiremos saciados como seriamos com uma boa noite de sono (ou níveis regulares de leptina), e portanto comeremos mais. Da mesma maneira, com níveis altos de grelina, teremos um apetite maior ao longo do dia. Em suma, comeremos mais, consequentemente teremos uma ingestão maior de calorias (em todas as formas, carboidratos, proteinas e gorduras), engordando.

E mais, esse é apenas um exemplo de pesquisas feitas em cima de má qualidade de sono e obesidade, ou ganho de peso. Outros estudos voltam para relações de sono e, por exemplo, diabetes tipo 2, níveis de glicose, apneia e muito mais.

Outro ponto pode ser pensado para relacionar falta de sono e engordar. Quanto mais acordados ficamos, é natural que sentiremos fome eventualmente, comendo mais. E fica pior, se você costuma ou já ficou de madrugada acordada (o), sabe como a fome da madrugada é mais voltada para besteiras do que qualquer coisa, não? E o perigo mora aqui! Mais um modo de engordar por maus hábitos.

Mais uma vez, fica claro como depravação de sono é ruim para nossa saúde física e mental. Além de contribuir para obesidade e sobrepeso em geral, causa envelhecimento precoce, menor produtividade no decorrer do dia, estresse e inúmeros outros prejuízos.

O que fazer?

A não ser que você tenha alguma doença relacionada ao sono, ou que lhe cause depravação de sono (e caso exista suspeita, visite um médico!), as causas de sua depravação de sono são causadas pelos seus maus hábitos, assim como o ambiente em que você se insere diariamente. Tendo isso em vista, fica claro que uma mudança em seu ambiente e sua rotina são os fatores chaves para obter uma boa noite de sono.

Algumas dicas:
- Corte sue contato com eletrônicos ao menos 2 horas antes de ir para cama: essa é uma dica importante, mas que visto nossos hábitos mais comuns nos dias de hoje, torna-se extremamente díficil de seguir. Apesar disso, é algo que pode realmente melhorar seu sono. Além de melhorar a qualidade de seu sono, caso você permita-se essa mudança drástica, irá provavelmente aumentar a frequência de outros hábitos, bem provavelmente mais saudáveis que assistir TV, ficar no computador etc. Cortando tecnologia nas últimas horas acordado, fará com que você tenha oportunidade para ler aquele livro que queria, dar mais atenção a sua familia, ir passear com seu cachorro etc.
- Mantenha sua cama com a funcionalidade inicial dela: dormir. É bem comum as pessoas criarem outros hábitos na cama (assistir TV etc.). Mantendo esse espaço apenas para seu sono, fará com que você relacione a cama unicamente à dormir.
- Crie um ambiente agradável: Isso é, um ambiente arejado, limpo, confortável etc. Um fator óbvio mas nem sempre aplicado na prática, não é mesmo?
- Evite cafeína algumas horas antes de se deitar.
- Caso vá beber alcool, faça-o ao menos 5/6 horas antes de ir para cama. Alcool proporciona um sono ruim.

Por final, espero que esse artigo ajude-o a conscientizar-se quanto a importância do sono, assim como a produzir melhores noites de sono. Cada um possui seu tempo ideal de sono, procure o seu, e passe a dormir o suficiente para que seu corpo se recupere das atividades do dia anterior.

Refêrencias:

Short Sleep Duration and Weight Gain: A Systematic Review (LINK)

Se você gostou desse artigo, por favor considere deixar um comentário ou inscrever-se ao nosso Feed para receber nossos artigos novos.

Comments

  1. By Gilmara regina

    Responder

    • By mtssmartins

      Responder

  2. By Fabi

    Responder

    • By mtssmartins

      Responder

    • By Gil e Mirian

      Responder

      • Responder

  3. By nathalia

    Responder

    • By mtssmartins

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>