Queimando calorias pulando corda

Um grande desafio para quem faz dieta para emagrecer nos dias de hoje é achar o jeito ideal de seguir um programa para emagrecer de qualidade, eficaz, duradouro e acessível. O problema dessa formula muitas vezes está nos horários que as pessoas possuem disponíveis, assim como juntar o útil com o agradável. Hoje falaremos de uma possível solução e definitivamente uma ótima solução para muitos problemas: pular corda para emagrecer.

Pular corda emagrece? – Como emagrecer pulando!

No senso comum, comer menos e sair correndo por ai é a formula rápida e clara para o emagrecimento. Felizmente ambas partes dessa declaração estão erradas. Assim como comer menos não é sinônimo de emagrecer, há uma grande variedade de exercícios disponíveis para perder barriga de verdade sem se limitar a prática da corrida (que claro, possui seus benefícios.

Hoje falaremos sobre uma opção dentre tantas outras: PULAR CORDA!

pular corda emagrece

Emagrecer pulando corda é fácil e extremamente eficaz!

Pular corda é algo que se inicia e acaba na infância, e tirando alguns treinos (como BOXE), pular corda não aparece depois em nossa vida. A grande sacada é que você pode voltar a brincar de pular corda (sozinha ou com mais pessoas), ter um momento de nostalgia e ainda perder muito peso!

É extremamente possível chegar a resultados impressionantes pulando corda. Isso deve-se ao fato da quantidade de energia e esforço físico necessário para a prática de alguns pulos sob uma corda. Impressionado? Ainda nem chegamos nos números!

Em apenas 30 minutos de corda, você pode chegar a perder até 500 calorias. Sem dúvidas, um incentivo e uma ajuda e tanto para qualquer dieta!

Claro que, tais números são estipulados e dependerá tanto da intensidade do exercício (leve, moderado, pesado), quanto dos dados de quem está pulando a corda. (Apesar de serem um bom incentivo, eu não costumo me apegar tanto aos números, sugiro que você não o faça tão rigidamente também.)

Bem, para os leitores do EMPB, o principal interesse é encontrar exercícios que tragam prazer ao praticá-los e que emagreçam. Mas além de queimar gordura pulando corda, há muito mais:

  • É rápido, prático e simples: Um ótimo benefícios de pular corda, é que se pode fazer em praticamente qualquer lugar. A corda pode ser levada em qualquer lugar, e o exercício será feito rapidamente e sem muita complicação.
  • Exercita o corpo inteiro: Um grupo muito grande de músculos estão envolvidos na prática de pular corda, o que justifica seu uso nos treinos de BOXE, por exemplo.
  • Pode ser extremamente divertido: Não é porque é exercício para emagrecer que tem que ser sério. Assim como você pulava corda com amigas e amigos na escolinha, quando se trata de queimar gordura você também pode chamar colegas, fazer o uso de uma corda um pouco maior e tornar a hora da atividade física muito legal.
  • É barato: Não requere um custo mensal de academias, você faz em casa. Em qualquer loja de esportes você achará uma corda para começar hoje mesmo por preços tão baixos quanto R$ 20,00. Além de tudo isso, traz todos os outros benefícios que um exercício qualquer traz para nós, que como já é de conhecimento popular, são extremamente importantes!

Agora que você já sabe porque porque pular corda funciona para perder gordura, vamos ver como funciona a prática do exercício de fato. Abaixo está um simples e rápido manual para você iniciar suas práticas. Depois darei uma super dica para turbinar o emagrecimento ainda mais com outro estilo de rotina para corda e você já pode ir praticar hoje mesmo.

ROTINA:

Após fazer um rápido aquecimento, tenha as cordas em mãos e vamos lá:

  1. Para o inicio do treino, vá de forma simples, pés no chão, pula e ache seu ritmo.
  2. Após achar o ritmo ideal, faça intervalos pulando apenas com o pé esquerdo -> pule normalmente -> apenas pé direito (faça a troca a cada 5 puladas em média). Novamente, ache seu ritmo, 5 puladas é um número estipulado.
  3. Pule corda cruzando-a.

Aqui estão 3 passos para você criar um mini-treino de pular corda. Vale notar alguns pontos:

  • Pular corda é difícil (e nós tirávamos de letra quando pequenos, não?), e caso você esteja a muito tempo sem pular, irá cometer alguns erros: não tem problema algum! Continue seu exercício toda vez que errar, tentando corrigir o que parece estar errado.
  • O número 2 e 3 de nossa mini-rotina podem ser difíceis para quem está começando agora: TENTE. Mas caso não consiga ou não ache que está na hora, apenas faça do jeito que está confortável e deixe para depois. Cruzar a corda sempre foi uma técnica mais avançada, lembra?
  • Novamente, ninguém precisa sair pulando como naqueles filmes que as pessoas ficam na frente do espelho e mal se consegue ver a corda ali, o objetivo é habituar-se com a corda, e exercitar-se conforme seu corpo aguentar. Pessoas sem condicionamento físico não aguentaram 30 minutos de corda de primeira, mas não tem problema algum, comece com pouco e vá aumentando. Faça aquecimento e desaquecimento: além de seus benefícios irá mantê-la na atividade física por mais tempo, o que é excelente!

Abaixo estão alguns videos que podem lhe ajudar. Tenta variar o máximo possível o jeito de pular (com as duas pernas, com apenas uma, cruzando etc.).

Videos sobre emagrecer pulando corda

Treinos intensivos para pular corda (HIIT) – O ideal para emagrecer pulando corda!

Já falei sobre HIIT aqui no blog, caso você não lembre sugiro que dê uma pausa e vá ler agora mesmo para uma explicação mais aprofundada -> HIIT – O melhor exercício para emagrecer

HIIT são siglas em inglês para Highly Intensive Interval Training (treinos altamente intensivos de intervalo). HIIT não se trata de um exercício, mas sim de um modelo de treino para você utilizar em qualquer atividade física que seja.

pular corda com HIIT para perder barriga

Pular corda + HIIT = RESULTADOS!

As vantagens de utilizar HIIT para pular corda (ultra recomendado) são várias:

  • HIIT fará você perder gordura até 24 horas após o exercício: Por ser um exercício anaeróbico, o HIIT faz com que aconteça um efeito conhecido como EPOC (consumo de oxigênio em excesso após exercício), que irá fazer com que seu corpo necessite de mais calorias por até 24 horas após o exercício. Com uma dieta controlada, você irá perder gordura durante e após o HIIT!
  • É rápido e prático: Diferente do exercício tradicional de correr e exercitar-se por longos períodos, HIIT é super rápido e prático. Um treino dura em média 25 minutos! Some isso com a simplicidade de pular corda e torna-se um exercício ideal. Abaixo falaremos mais sobre como colocar em prática o HIIT.
  • Massa magra: Um grande problema de programas tradicionais para emagrecer é a quantidade de músculo (massa magra) que é perdida neles. Com HIIT e uma alimentação adequada, você irá manter e até mesmo ganhar massa magra (dependendo de seus objetivos)! Há muito mais sobre HIIT e seus benefícios, mas já da para ter uma noção de como ele é melhor do que simplesmente (no caso aqui) pular corda por 30 minutos, certo? Vamos em frente…

COMO FAZER:

A prática do HIIT dura apenas 15-20 minutos, mas eu gosto de dizer que são 30 minutos do seu dia para acrescentar um aquecimento no início e um desaquecimento ao fim.

O ideal para criar sua rotina é que você se faça uma adaptação do que colocarei abaixo para seu próprio condicionamento físico.

  1. Faça um alongamento e comece a se aquecer pulando corda.
  2. Comece a pular corda nem rápido nem devagar: moderadamente durante 1 minuto. Ao acabar esse 1 minuto, suba a intensidade do exercício para 90-95% de seu frequência cardíaca máxima (MHR). (vide tabela de referência para saber sua frequência cardíaca máxima)
  3. Mantenha esse esforço durante 15-20 segundos, e então diminua a intensidade até o moderado novamente, mantenha-se assim por outro minuto e volte a alta intensidade.
  4. Repita esse ciclo durante 15-20 minutos.
  5. Quando acabar, faça um desaquecimento diminuindo a intensidade do exercício até parar.

OBS: No caso de pular corda, é incomum que se tenha algo para verificar a frequência cardíaca, sendo assim, você pode medir quando está a 90-95% do seu máximo ao chegar ao ponto em que não está respirando facilmente, se estiver, algo está errado. No final do treino você estará realmente exausto, se não estiver, você não está fazendo os picos de intensidade corretamente.

HIIT e pular corda

Créditos: ProRunning

Contra-indicações para pular corda para pessoas:

  • Com problema no joelho
  • Hipertensas ou com problemas cardiovasculares
  • Muito acima do peso

Cuidados:

  • Use calçados adequados;
  • Quando “aterrissar” dos saltos, apoie TODO o pé. Não apenas a ponta.

Conclusão

Pular corda é um excelente exercício, juntado com HIIT você irá ser bem sucedido em sua dieta (lembrando que 70% de seu emagrecimento dependerá de sua alimentação). Caso você tenha gostado desse artigo, peço que compartilhe/like no FACEBOOK clicando nos botões abaixo.

GOSTOU DESSE ARTIGO? CONFIRA O LIVRO OFICIAL DO EMAGRECER & PERDER BARRIGA:

livro_eletronico

454 Responses

  1. Edna 5 anos ago
  2. leticia 5 anos ago
  3. AILTON LIMA 5 anos ago
  4. AILTON LIMA 5 anos ago
  5. Jonathas 5 anos ago
  6. Elder 5 anos ago
  7. tamires 5 anos ago
  8. yanka 5 anos ago
  9. Flavia Cristina 5 anos ago
  10. Susi 5 anos ago
  11. Tássia 5 anos ago
  12. Camila 5 anos ago
  13. jamerson 5 anos ago
  14. karina 5 anos ago
  15. roselaine 5 anos ago
  16. ivana 5 anos ago
  17. Jéssica 5 anos ago
  18. ivana 5 anos ago
  19. Lili 5 anos ago
  20. Carine 5 anos ago
  21. Cláudia 5 anos ago
  22. Felipe 5 anos ago
  23. Liliam 5 anos ago
  24. Bianca 5 anos ago
  25. Biah 5 anos ago
  26. carol 5 anos ago
  27. marina sousa 5 anos ago
  28. jordania jesus 5 anos ago
  29. xandinha 5 anos ago
  30. cristina 5 anos ago
  31. carol 5 anos ago
  32. Marriete 5 anos ago
  33. Letícia 5 anos ago
  34. daiana 5 anos ago
  35. lidiane 5 anos ago
  36. luciana 5 anos ago
  37. Renata 5 anos ago
  38. Adriana 5 anos ago
  39. ernesto 5 anos ago
  40. Debora 5 anos ago
  41. evila nivia 5 anos ago
  42. Simone 5 anos ago
  43. Simone 5 anos ago
  44. Simone 5 anos ago
  45. Ana 5 anos ago
  46. Eliane 5 anos ago
  47. Mari 5 anos ago
  48. Beatriz N ! 5 anos ago
  49. Heloisa Cavicchiolli 5 anos ago
  50. Lucelia 5 anos ago
  51. viviane 5 anos ago
  52. clair de senna braga 5 anos ago
  53. perla 5 anos ago
  54. Geanna Alves 5 anos ago
  55. Vivianee 5 anos ago
  56. Vivii 5 anos ago
  57. gis 5 anos ago
  58. Fabi 5 anos ago
  59. monique 5 anos ago
  60. Bruna 5 anos ago
  61. monique 5 anos ago
  62. Tuany 5 anos ago
  63. Aninha 5 anos ago
  64. Nina 5 anos ago
  65. Bruna 5 anos ago
  66. PAULA 5 anos ago
  67. JOANA 5 anos ago
  68. Bruna 5 anos ago
  69. mariana 5 anos ago
  70. Magali 5 anos ago
  71. Chri 5 anos ago
  72. mtssmartins 5 anos ago
  73. rayane 4 anos ago
  74. luciana 4 anos ago
  75. Jéssica 4 anos ago
  76. Camila 4 anos ago
  77. Aline 4 anos ago
  78. Sinthia 4 anos ago
  79. Janaina 4 anos ago
  80. Adriana 4 anos ago
  81. Vivii 4 anos ago
  82. francieli 4 anos ago
  83. Giovana 4 anos ago
  84. Bruna 4 anos ago
  85. anonimo rs 4 anos ago
  86. Maria lua 4 anos ago
  87. Maria lua 4 anos ago
  88. Mari 4 anos ago
  89. Natasha 4 anos ago
  90. lais 4 anos ago
  91. Elisangela 4 anos ago
  92. leticya 4 anos ago
  93. Elisangela 4 anos ago
  94. Vanessa 4 anos ago
  95. fabiana 4 anos ago
  96. Miih :* ' 4 anos ago
  97. luiz 4 anos ago
  98. kátia 4 anos ago
  99. drika 4 anos ago
  100. aline 4 anos ago
  101. Cristiane 4 anos ago
  102. Cristiane 4 anos ago
  103. Danielle 4 anos ago
  104. Cris 4 anos ago
  105. Carol 4 anos ago
  106. Matheus 4 anos ago
  107. Mary 4 anos ago
  108. angelica 4 anos ago
  109. Tatiana 4 anos ago
  110. Puki 4 anos ago
  111. Stefane 4 anos ago
  112. Marinha 4 anos ago
  113. italo 4 anos ago
  114. Karolinne 4 anos ago
  115. leticia 4 anos ago
  116. Josiane 4 anos ago
  117. Priscila 4 anos ago
  118. Ketlin 4 anos ago
  119. thayna pimentel 4 anos ago
  120. Priscila 4 anos ago
  121. Jessica 4 anos ago
  122. Miriam 4 anos ago
  123. Matheus 4 anos ago
  124. LÉIA 4 anos ago
  125. simone 4 anos ago
  126. erica 4 anos ago
  127. Caroline Corrêa 4 anos ago
  128. silva 4 anos ago
  129. lisa 4 anos ago
  130. rosanna 4 anos ago
  131. Ali 4 anos ago
  132. Luiz Henrique Santos Das virgens 4 anos ago
  133. cristianne 4 anos ago
  134. jaine 4 anos ago
  135. Aline 4 anos ago
  136. Alessandra 4 anos ago
  137. fer 4 anos ago
  138. fer 4 anos ago
  139. gislaine 4 anos ago
  140. Vitor 4 anos ago
  141. edma. lopes 4 anos ago
  142. beatriz 4 anos ago
  143. Letícia 4 anos ago
  144. daiane 4 anos ago
  145. Drinha 4 anos ago
  146. Drinha 4 anos ago
  147. Thai 4 anos ago
  148. eliane 4 anos ago
  149. Gabi 4 anos ago
  150. eliane 4 anos ago
  151. Erica 4 anos ago
  152. Bruna 4 anos ago
  153. Matheus 4 anos ago
  154. Erica 4 anos ago
  155. Renato 4 anos ago
  156. Renato 4 anos ago
  157. carina 4 anos ago
  158. Guarani 4 anos ago
  159. queila 4 anos ago
  160. maisa 4 anos ago
  161. Thais 4 anos ago
  162. andre 4 anos ago
  163. Roberto Aquino 4 anos ago
  164. maria 4 anos ago
  165. Isadora 4 anos ago
  166. Gustavo 4 anos ago
  167. Renata 4 anos ago
  168. Lidiane 4 anos ago
  169. Ize 4 anos ago
  170. Ize 4 anos ago
  171. fernanda 4 anos ago
  172. Jéssika 4 anos ago
  173. cida 4 anos ago
  174. Giulia 4 anos ago
  175. suelene 3 anos ago
  176. suzy 3 anos ago
  177. Sabrina 3 anos ago
  178. Juliana sepulveda. 3 anos ago
  179. Catarina Costa 3 anos ago
  180. IOLANDA 3 anos ago
  181. fernanda 3 anos ago
  182. Rosy 3 anos ago
  183. cristiane 3 anos ago
  184. cristiane 3 anos ago
  185. andreza couitnho 3 anos ago
  186. Lehi santana 3 anos ago
  187. Alberto Lavo 2 anos ago
  188. Jocemara 2 anos ago
  189. bruna 2 anos ago
  190. Sandra 2 anos ago
  191. Gee 2 anos ago
  192. Thais 2 anos ago
  193. Josiane 2 anos ago
  194. alice 2 anos ago
  195. Daiana 2 anos ago
  196. Kelle 2 anos ago
  197. Amanda 2 anos ago
  198. Úrsula 1 ano ago
  199. Viviane 1 ano ago
  200. Matheus 1 ano ago
  201. Mirian 1 ano ago
  202. Giselly 12 meses ago
  203. ALETEIA 8 meses ago
  204. Mariette 1 mês ago
  205. Gregoria Chemane 3 semanas ago

Add Comment